Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
7

Annecy: ‘Veneza dos Alpes’ oferece uma experiência tranquila

Edifícios históricos são a alma da cidade velha. A oferta vai mais longe, com praias cobiçadas.
Patrícia Lima Leitão 8 de Maio de 2019 às 19:10
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy
Annecy é conhecida por ser a ‘Veneza dos Alpes’. Ao visitar a cidade francesa percebe-se o porquê. As semelhanças vão desde o canal atravessado por pontes até às flores nas margens e ruas estreitas.

Há uma construção que salta à vista. O Palais de I’Isle é um pequeno forte do século XII, alicerçado sobre uma ilha natural no Canal Thiou. Foi uma prisão durante a Idade Média e Segunda Guerra Mundial e, atualmente, é um museu.

Os passeios, numa cidade com uma aura que oferece tranquilidade, podem ser desfrutados pelas ruas do centro histórico (cidade velha), repleta de edifícios de arquitetura medieval e restaurantes tradicionais, ou numa ida até às praias de Marquisats ou a de Annecy.

Castelo já foi casa de condes mas agora é museu a 470 metros
O Castelo de Annecy, nos Alpes Franceses, está situado no topo de uma colina com 470 metros. É atualmente propriedade da cidade, que o restaurou e transformou em museu.

Os primeiros registos datam de 10 de outubro de 1219, quando a família dos condes de Genebra escolheu ali viver. Um século depois, a 27 de abril de 1340, ficou totalmente destruído por um incêndio e foi reconstruído mais tarde. O museu reúne vasta informação sobre a história de Annecy e recebe exposições temporárias sobre várias temáticas.

Atividades náuticas e festival atraem milhares
O lago de Annecy Formou-se há cerca de 18 mil anos, durante o degelo dos grandes glaciares alpinos. É o segundo maior lago natural francês. Atrai muitos turistas devido à fama das atividades náuticas, como windsurf e mergulho, e pela rica biodiversidade.

Duzentos mil visitantes por ano acorrem à cidade - que fica a quatro dezenas de quilómetros de Genebra, na Suíça - para participar no Festival do Lago. Hora e meia de fogo de artifício é acompanhada por temas musicais, no primeiro sábado de agosto.

As atividades de bicicleta e skate também não são descartadas, até porque existe uma ciclovia com mais de 46 km para o efeito, junto ao lago transparente.

FICHA DE VIAGEM
Como ir
Os aeroportos mais perto de Annecy, com 50 mil habitantes, são o de Genebra, a 50 km, e o de Lyon, a 150 km. Depois, é possível chegar à cidade de autocarro ou, então, de comboio.

Onde ficar
Não é difícil encontrar um hotel com uma boa relação qualidade-preço. O Hotel Central, a cinco minutos da estação ferroviária, e o Alexandra Hotel são duas das opções, no centro histórico.

ONDE COMER E O QUE FAZER
‘La Tounette’

A montanha ‘La Tounette’ fica nos arredores da cidade. No topo, a 2357 metros de altitude, é possível ter uma vista sobre o lago.

Ponte dos Amores
‘Pont des Amours’ é uma ponte de ferro. Reza a lenda que os casais que se beijam sobre ela continuarão unidos para sempre.

Catedral São Pedro
A catedral católica românica de São Pedro foi construída no início do século XVI como capela de um convento franciscano.
Ver comentários