Abril, mês dos feriados da Páscoa e da ‘ponte’ proporcionada pela celebração do 25 de abril, é perfeito para dias de repouso prolongado. Aqui encontra sugestões para saídas por países europeus, bem como de unidades hoteleiras e atividades para os mais pequenos e família. só tem de desfrutar.
Com o mar ali tão pertoUma vista deslumbrante sobre o oceano Atlântico e uma piscina em estilo ‘infinity’ são cartão de visita desta unidade hoteleira de quatro estrelas situada em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores.
O Terceira Mar Hotel tira partido da sua localização em plena baía do Fanal, na base do Monte Brasil. Esta é uma proposta para quem procura uma estadia repousante numa cidade que tem o centro histórico como Património Mundial da Humanidade.
O hotel dispõe de acesso privado ao mar, bem como um health club com piscina interior aquecida. A unidade fica a 600 metros da fortaleza de São João Baptista, do século XVI, e a 17 km do Aeroporto das Lajes. Tem estacionamento gratuito no local. Preços de uma noite vão desde os 76 aos 148 euros.
Charme no MinhoO Villa Garden Braga é um hotel de charme instalado numa moradia que remonta ao século XIX. Localizado a cerca de um quilómetro do centro histórico, esta é uma proposta para quem se desloque à capital do Minho para participar na Semana Santa, a mais emblemática de Portugal. A unidade hoteleira está equipada com um tranquilo jardim, uma piscina exterior e estacionamento gratuito. O restaurante Migaitas Salão Champagne oferece sabores tradicionais. Uma noite entre 80 e 120 euros.
Luxo no AlentejoReferência na região e um dos mais premiados hotéis de luxo em Portugal, o Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, foi inaugurado em 2013 e assenta a sua construção na pedra mármore.
Apresenta 44 quartos de diferentes tipologias, o Stone Spa, com piscinas indoor e outdoor aquecidas, ginásio e o restaurante Narcissus Fernandesii. O hotel também se destaca pela oferta variada de atividades, em particular os tours de cariz histórico guiados pelo ‘storyteller’ Luís Martins ou as visitas à pedreira D’El Rey, dos proprietários do hotel.
Ali está instalada uma plataforma elevatória, transparente, adaptada para diversas iniciativas, desde cocktails e concertos. Preços por noite desde 150 a 185 euros.
Campos de férias no zoo de LisboaO Jardim Zoológico de Lisboa organiza nesta Páscoa campos de férias para uns dias "divertidamente selvagens". Entre 8 e 22, a iniciativa para idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos oferece um contacto mais próximo com o mundo animal. Dividem-se nas modalidades de atelier e ATL. Informações em
www.zoo.pt.
Caça aos ovos no Museu do OrienteUm peddy paper pelas galerias expositivas e oficinas dedicadas às artes tradicionais asiáticas são as sugestões do Museu do Oriente, em Lisboa, para a interrupção letiva da Páscoa, de 8 a 17 deste mês, dirigidas a crianças entre os 4 e os 10 anos. Não vai faltar uma ‘Caça ao ovo’. A inscrição custa 10 euros, mais informação obtida em www.museudooriente.pt.
Uma feira na AmadoraA doçaria, os produtos regionais, o artesanato e joalharia e a animação temática estão presentes na Feira da Páscoa no parque Delfim Guimarães, na Amadora, de 5 a 21 deste mês. Iniciativa está aberta todos os dias, entre as 10h00 e as 20h00. A entrada é gratuita.
Museu de Lamas promete animaçãoO Museu de Santa Maria de Lamas disponibiliza durante as férias da Páscoa atividades lúdicas e pedagógicas inspiradas na suas coleções. A descoberta de espaços, objetos e histórias são o ponto de partida para um conjunto de iniciativas que passam por visitas, peddy-paper, hora de conto e oficinas de expressão plástica. Informações em
geral@museudelamas.pt.
À descoberta no MAATO MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia tem disponível uma programação de férias escolares que conta com atividades em torno da ciência e da arte. Baseadas numa lógica interdisciplinar centrada na experimentação e descoberta, e com ênfase na criatividade, estas oficinas aliam diversão e aprendizagem. Informação em
www.maat.pt.
Aventura numa quintaCom o objetivo de valorizar as particularidades do terroir, a Quinta do Soalheiro, em Melgaço, propõe uma ‘Caça aos Ovos’ nas vinhas. A iniciativa decorre entre os dias 6 e 22 e destina-se a qualquer um que queira desfrutar de uma experiência diferente. Passeio pode ser efetuado de segunda-feira a domingo, incluindo feriados. Informação em
www.soalheiro.com.
Passeios pelos bairros de LisboaDe mapa e de bússola na mão, o objetivo é partir à descoberta dos bairros de Lisboa. De Campo de Ourique à Graça, passando pela Estrela e Alfama. Bairros repletos de histórias, memórias e cheiros, bairros de antigos costumes e tradições. Programa decorre de 8 a 22 deste mês, a proposta é da Mundo Património. Para saber mais,
www.mundopatrimonio.com.
Festas no AlgarveA Festa das Tochas Floridas, em São Brás de Alportel, considerada uma das mais belas procissões do País, no dia 21, ou a Festa da Mãe Soberana, em Loulé, são propostas para o mês de abril no Algarve. Esta última também tem início no dia 21, com a Festa Pequena, que se prolonga por 15 dias de celebrações litúrgicas até ao dia da Festa Grande, a 5 de maio.
Bilbau é uma referência da arquiteturaÀ sombra do Museu Guggenheim, construído por Frank Gehry, Bilbau transformou-se, a partir de uma cidade cinzenta e velha, numa verdadeira referência da arquitetura.
Ali encontramos uma ponte de Santiago Calatrava ou uma universidade de Siza Vieira. Dividida pela ria de Bilbau e protegida pelas montanhas, a cidade presta uma homenagem ao velho e convida, de braços abertos, ao novo.
Este é um espaço para uma fusão de contrastes, culturas e sabores. Um passeio deve começar na ‘cidade velha’, o Casco Viejo, onde toda a história começou. Percorra as ruas estreitas e coloridas e divirta-se. Escolha um restaurante na Plaza Nueva e delicie-se com a saborosa e diversificada gastronomia.
Situada no norte de Espanha e fundada em 1300, a cidade faz parte do País Basco e é a capital da província da Biscaia.
Cultura e vinhos marcam cidade de BordéusBordéus percorre-se a pé, à descoberta dos jardins, do Grande Teatro ou das ruínas do anfiteatro romano. Também para conhecer as ruas medievais e templos religiosos da cidade francesa, como a catedral Saint Michel. Em redor da urbe estão as conhecidas vinhas e mais de sete mil ‘châteaux’. Périgord, berço da Pré-história com as grutas de Lascaux, ou a cidade medieval de Sarlat estão a duas horas por estrada.
Oxford: Uma cidade encantadaA pouco mais de uma hora e meia de carro a partir de Londres, Oxford é uma pequena cidade do sudeste da Inglaterra. Este é um local encantado que só imaginamos nos livros. Entre as atrações estão as faculdades da Universidade de Oxford; na de Christ Church, uma das salas, Great Hall, serviu de modelo para Hogwarts, a escola de feitiçaria de Harry Potter. Atente na elegância dos edifícios, percorra as livrarias, em particular a Bodleian, uma das mais antigas da Europa.