"Eu não conseguia abrir os olhos, a primeira coisa que tentei fazer foi sentar-me, mas não me conseguia mexer! Parecia que alguém estava sentado em cima de mim. Eu senti os cirurgiões a mexerem-me nos orgãos", relata, sobre o caso que aconteceu em 2008.
De acordo com a Associação de Anestesistas da Grã-Bretanha e Irlanda são relatados cerca de um em cada 19 mil casos de pessoas que acordam durante a cirurgia. O estudo revela ainda que a probabilidade de acordar é maior durante uma cesariana e uma intervenção médica cardiotorácica.
Num outro estudo produzido pelo Registo de Consciencialização para Anestesias da Universidade de Washington, nos EUA, muitos pacientes contactados afirmaram que ouviram vozes e ruídos enquanto estavam sob o efeito da anestesia.
"Eu ouvi um tipo de música e tentei entender o motivo do meu cirurgião ter escolhido aquela canção", contou um dos participants no estudo. "Ouvi várias vozes à minha volta que pareciam estar em pânico. Ouvi dizerem que me estavam a perder", relevou outro dos inquiridos.