Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Primeira biografia de Sophia de Mello Breyner nas livrarias na terça-feira

Livro foi escrito pela jornalista Isabel Nery e será apresentado na quinta-feira em Lisboa.
6 de Maio de 2019 às 14:58
Poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner
Poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner
Poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a Esfera dos Livros publica a primeira biografia da poeta, escrita pela jornalista Isabel Nery, que chega às livrarias na terça-feira.

"'Sophia' é sinónimo de figura maior da literatura portuguesas, de poesia luminosa e despojada, de contos infantis que marcam gerações, mas também de poeta que pendurou palavras nas pontas das espingardas para chamar 'velho abutre' ao ditador e de fervorosa defensora de um país mais culto, mais justo, mais livre", lê-se na página de Facebook da editora.

No ano do centenário do seu nascimento, a jornalista Isabel Nery percorreu lugares e pessoas para conseguir traçar o perfil e o percurso da eclética autora de poesia, literatura infantil, contos, ensaios e teatro, de acordo com a Esfera dos Livros.

O Porto, a Grécia, Lagos, a Travessa das Mónicas na Graça, ou a pequena ilha de Föhr, no mar do Norte, de onde Jan Andresen, seu bisavô era originário, foram alguns dos lugares visitados pela autora daquela que é a primeira biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Entre as mais de 60 pessoas que Isabel Nery entrevistou contam-se figuras tão dispares como o pescador José Muchacho, o amigo Manuel Alegre, ou o ensaísta Eduardo Lourenço, passando por companheiros das letras e da política, família, tradutores e investigadores.

"Só assim foi possível completar a biografia que faltava sobre a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões e a única mulher escritora com honras de Panteão Nacional, a quem muitos gostavam de ter visto atribuído o Prémio Nobel", indica a página de Internet da Esfera dos Livros.

O livro será apresentando na quinta-feira, na Fnac Colombo, em Lisboa.

Ainda este mês, no dia 22, e também no âmbito do centenário da poeta, será publicado pela Assírio e Alvim "O Nu na Antiguidade Clássica e Antologia de Poemas Sobre a Grécia e Roma", obra constituída pelo que, de principal, Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu sobre a Antiguidade Clássica.

Deste livro constarão a obra "O Nu na Antiguidade Clássica", há muito esgotada, e uma seleção de poemas que Sophia escreveu sobre Grécia e Roma.

A edição é coordenada e organizada por Maria Andresen de Sousa Tavares, filha da autora, responsável também pela seleção dos poemas e respetivas notas, com prefácio de José Pedro Serra.

Esta iniciativa decorrerá na Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, também em Lisboa, e precederá a inauguração da exposição "Olhares Mútuos" que procura evidenciar as afinidades e o diálogo poético entre Vieira da Silva e Sophia.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, a 06 de novembro de 1919, e morreu em Lisboa, a 02 de julho de 2004.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)