"Venho por esta forma assinalar que nunca proferi as palavras que o articulista Acácio Pereira me quer atribuir no artigo intitulado ‘
A tontice do MNE’ (qualificativo que me abstenho de comentar para me centrar no essencial), publicado na edição de 28 de janeiro de 2019.
É falso que eu tenha dito "que a falta de inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - SEF para fazer face às exigências do Brexit (acréscimo de controlos de fronteira e de regularização documental dos cidadãos britânicos residentes em Portugal) ‘era uma necessidade que não existe’".
Nem sequer comentei a dimensão do corpo de inspetores do SEF por não ser, como então disse, matéria da minha competência. Disse, sim (o que é bem diferente) que, tendo os residentes britânicos em Portugal até ao fim de 2020 para regularizarem a sua situação, "temos quase dois anos à nossa frente.
Portanto, não vamos criar necessidades onde elas não existem. Temos tempo suficiente para tratar disto com o cuidado necessário, por isso é que activamos planos de contingência"."
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros