De acordo com o comunicado, a investigação levada a cabo pelas autoridades locais determinou que, no dia 20 de abril de 2018, Ethan estava a cumprir um castigo determinado por Timothy. Esse castigo consistia em que a criança de sete anos carregasse um tronco de madeira que pesava aproximadamente dois terços de seu corpo durante quase duas horas.
O castigo era supervisionado pelo filho de Timothy que, ao longo desse período, agrediu Ethan, rolou o tronco de madeira por cima do peito do menino inúmeras vezes até que o enterrou na neve.
Timothy e Tina transportaram Ethan para o hospital posteriormente onde foi declarado morto.
"Ethan estava inconsciente, tinha uma temperatura corporal extremamente baixa e múltiplas nódoas negras e ferimentos no seu corpo", lê-se no relatório citado pela comunicação social local.
Apesar dos esforços dos médicos para reanimar a criança, Ethan não sobreviveu.
O jovem de 15 anos foi preso sob suspeita de homicídio imprudente de primeiro grau e causar danos corporais intencionalmente. O adolescente encontra-se no Centro de Detenção Juvenil de Sheboygan, no estado norte-americano de Wisconsin.
Timothy, de 48 anos, foi acusado de homicídio doloso e Tina, de 35 anos, é acusada de não proteger a criança de danos físicos e de contribuir intencionalmente para os maus tratos de que Ethan era vítima.