A filha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi convidada a abdicar do seu lugar de deputada no parlamento angolano pelo próprio partido que representa: O MPLA.
Segundo um documento a que o CM teve acesso, datado de terça-feira (7 de maio), a Direção Restrita do Grupo Parlamentar do MPLA escreveu à deputada Welwitschia (Tchizé) José dos Santos anunciando que a sua situação tinha sido analisada ao abrigo das alíneas B) e C) do artigo 151 da Constituição da República de Angola, e das alíneas B) e C) do artigo 7º do Estatuto do Deputado.
Este facto faz com que aquele órgão do MPLA recomende a suspensão provisória do mandato de deputada, podendo retomar as suas funções logo que cessem as razões da sua ausência.
Os responsáveis da Direção recomendam que seja a própria Tchizé a escrever ao presidente da Assembleia Nacional pedindo a suspensão do seu cargo de deputada.
No início do ano, Tchizé dos Santos deu uma entrevista á Agência Lusa, em Lisboa, onde foi muito crítica em relação ao novo presidente João Lourenço.
"Eu falo como angolana, não era a transição que nenhum dos angolanos esperava. Para mim, a transição era uma festa, um momento ímpar e havia ali uma transição extremamente pacífica e sem contradições.
Entretanto, pelas declarações do ex-presidente e do atual presidente, há uma contradição pública, não é desejável para nenhum partido politico", afirmou na altura, acrescentando, "nós não queremos novos 'Rafaeis Marques', não queremos novos heróis, não queremos novos presos políticos e gostava de pedir que todos se abstivessem da tentação de manipular, ou tentar manipular, os órgãos do Estado, usando qualquer tipo de influência".