Seis municípios portugueses recebem, até ao final do mês, a Calculadora Municipal da Pegada Ecológica. O projeto - piloto cumpre o objetivo de promover novos instrumentos e políticas públicas que reforcem o desenvolvimento sustentável do País.
Esta segunda-feira lançado em Guimarães, o dispositivo que calcula o impacto da atividade do Homem nos recursos naturais do planeta, chega durante a próxima semana aos concelhos de Lagoa, Castelo Branco e Bragança.
Almada e Vila Nova de Gaia adotam o método no final do mês. A Calculadora encontra-se acessível na página da internet de cada município aderente - ao ritmo em que é lançada -, bem como no website do projeto, através do endereço em linha
www.pegadamunicipios.pt.
Esta é a primeira vez que a Calculadora da Pegada Ecológica, desenvolvida pela organização não governamental Global Footprint Network, se apresenta em língua portuguesa.
O modelo será ajustado ao perfil de cada município tendo em conta os resultados obtidos durante o primeiro ano do projeto. Desde que foi lançado, em 2017, o instrumento de análise conta com cerca de dois milhões de utilizações por ano, em todo o Mundo, e encontra-se disponível em seis idiomas.
"O projeto visa a construção de conhecimento e o fortalecimento da capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e interpretação de dados vitais para enfrentar desafios ambientais complexos", avança a associação ambientalista Zero.
O método aplica-se a várias escalas, partindo da análise do indivíduo, para o contexto do país a nível global.