Em março de 1979, com uma lei aprovada numa então rara unanimidade na Assembleia da República (AR), era oficialmente criada a Universidade do Algarve (UAlg).
Para assinalar os 40 anos da instituição, vai ser inaugurada, esta quinta-feira, na AR, uma exposição que conta a história da UAlg.
Na ocasião, será também entregue a Medalha de Mérito da universidade ao Parlamento português já que, com a aprovação a lei nº 11/79, a UAlg tornou-se na primeira e até agora única universidade criada pela AR.
O projeto de lei para a criação de uma universidade no Algarve deu entrada no Parlamento em abril de 1977. Depois foram dois longos anos de luta, até que o projeto recebeu finalmente luz verde.
"A Universidade do Algarve nasceu da vontade dos algarvios", diz o Gabinete de Comunicação da instituição de ensino, referindo que a exposição ‘Universidade do Algarve -40 anos a criar futuro’ "pretende retratar momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da Academia algarvia".
Na exposição, de forma interativa, os visitantes, "através de iconografias, vídeos, fotografias e animações, ficarão a perceber qual o contributo da UAlg para o desenvolvimento global", acrescenta o gabinete.
A Medalha de Mérito será entregue na sessão de inauguração da exposição, pelas 18h00, no Átrio Principal do Palácio de São Bento, em Lisboa, a Ferro Rodrigues, presidente da AR, por Despacho Reitoral de 29 de abril de 2019, após ter sido ouvido o Senado Académico.