Um incêndio deflagrou na manhã desta quinta-feira na fábrica têxtil Valmet Lda, em Ovar, Aveiro. O edifício teve de ser evacuado.
Três trabalhadores da fábrica e um homem com cerca de 60 anos ficaram feridos devido à inalação de fumo e foram transportados para o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Segundo apurou o
CM, na empresa trabalham cerca de 350 pessoas.
Segundo a Proteção Civil, o alerta do incêndio foi dado às 09h20. Foram mobilizados para o local 87 operacionais apoiados por 29 viaturas. Também a GNR de Ovar foi chamada ao local.
O incêndio terá deflagrado devido ao derrame de óleo numa das máquinas da fábrica. Foi dado como extinto pelos Bombeiros Voluntários de Ovar ao início da tarde desta quinta-feira.
"Neste momento temos o incêndio praticamente extinto e estamos a proceder a ações de rescaldo e eliminação de pontos quentes", afirmou o comandante João Mesquita, às 13h00.
Segundo o que o
CM conseguiu apurar, o incêndio estava confinado a um armazém da fábrica onde se encontram materiais inflamáveis. No entanto, devido à dimensão das chamas, o fogo começou a alastrar-se para outras zonas do edifício.
Junto à fábrica existem habitações e, por questões de segurança, estas também foram evacuadas.
A circulação na zona onde se localiza a fábrica está condicionada. O incêndio condicionou a circulação ferroviária na Linha do Norte, entre as estações do Porto e de Aveiro por motivos de precaução, tendo em conta a proximidade da estação ferroviária à fábrica.
O comandante dos bombeiros locais não soube precisar o número de funcionários que abandonaram essa unidade fabril quando o incêndio foi detetado.
As operações estão agora concentradas na manutenção de um perímetro de segurança que mantenha livres de perigo as residências circundantes, sendo que o incêndio "exibe alguma intensidade e envolve muito fumo, dado o tipo de materiais que está a arder", sobretudo papel e celulose, disse.
"Vamos consolidar o perímetro e trabalhar na extinção do fogo", frisou João Mesquita.
Segundo o 'site' da Valmet, a empresa é uma multinacional que se afirmou como "líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia".
Com 12.000 colaboradores a nível mundial, tem "220 anos de história", mas foi reformulada em 2013 na sequência "da divisão dos negócios de celulose, papel e energia do Metso Group".