Há dois anos que o homem, de 58 anos, com problemas psíquicos, tem tentado deitar fogo à casa onde vivia, em Olhão. Na madrugada desta segunda-feira, conseguiu.
A habitação térrea, situada no nº 19 da rua Manuel Paula Ventura, em Quelfes, Olhão, ficou totalmente destruída, tendo o alegado incendiário sido detido pela PSP, pelo crime de incêndio doloso, à 01h00.
Segundo o
CM apurou, o suspeito, conhecido na zona como ‘Salgadinho’, foi intercetado pela PSP com um isqueiro na mão e dois nos bolsos. O fogo começou nas traseiras da casa e alastrou rapidamente, obrigando à retirada de moradores e animais das casas contíguas, que viveram momentos de terror.
Um muro que separava a casa do suspeito de outra estava em risco de queda e foi demolido pelos operacionais dos Bombeiros Municipais de Olhão, que combateram o fogo e evitaram que alastrasse a casas vizinhas.
Em fevereiro, o homem tinha tentado deitar fogo ao quintal da casa, tendo sido igualmente detido pela PSP. Tinha de se apresentar duas vezes por semana na PSP - o que não cumpria - e não podia ter acesso a utensílios que fizessem fogo.
O homem deverá ser esta terça-feira presente a um juiz. A investigação foi entregue à Polícia Judiciária.
PORMENORESAbaixo-assinadoCansados e com medo do homem, os vizinhos já tinham feito um abaixo-assinado, no qual conseguiram 50 assinaturas, para tentar arranjar ajuda para o homem com problemas psíquicos. O caso já estava sinalizada pela Câmara de Olhão, mas nada de concreto foi feito.
"É um pesadelo"Além dos fogos recorrentes junto à habitação, o homem também praticava frequentemente atos de vandalismo e chegou a ameaçar e a agredir moradores da zona. "É um pesadelo", confessou ao
CM Maria Sousa, uma das vizinhas do suspeito.