Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Chuva, vento forte e neve estragam festa popular do 25 de Abril

Aviso amarelo abrange 15 distritos de Portugal continental.
João Maltez, Salomé Pinto e A.B.P. 25 de Abril de 2019 às 01:30
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 15 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo - durante grande parte do dia desta quinta-feira - devido a condições meteorológicas adversas. O céu deverá apresentar-se muito nublado, com aguaceiros na generalidade do território.

A previsão de vento forte coloca Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Porto, Viseu e Guarda sob aviso amarelo até às 18 horas desta quinta-feira. De sobreaviso ficam os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Castelo Branco, regiões onde - para além de fortes rajadas de vento - está prevista a queda de neve acima de 1000/1200 metros.

Motivado por esta condição climatérica, o aviso do IPMA vigora até as 6h de amanhã. Lisboa junta-se à lista de distritos sob aviso amarelo - até as 15h de amanhã - devido à agitação marítima. Na capital, há previsão de chuva no período entre as 10h00 e as 15h00 e os termómetros deverão oscilar entre os 11 e os 17 graus.

Tal como na capital - principal palco das comemorações da Revolução de Abril -, o estado do mar pinta de amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro, a partir das 15h00 desta quinta-feira. Évora, Santarém e Portalegre escapam aos avisos do IPMA. As temperaturas mínimas variam entre os 3 graus, na Guarda, e os 13 graus, para Sagres. As máximas oscilam entre os 8 graus, na Guarda, e os 19 graus, em Faro.

São Bento está de portas abertas
A Assembleia da República celebra os 45 anos da Revolução do 25 de Abril com um programa que inclui a abertura do Palácio de São Bento para visitas livres e atividades culturais. É possível conhecer o Parlamento entre as 15 e as 18 horas.

São João da Madeira acolhe chaimite
O município de São João da Madeira inaugura domingo o novo arranjo do bairro do Poder Local, onde uma praça acolhe uma chaimite cedida pelo Exército e dois prédios passarão a exibir um mural evocando Salgueiro Maia.
Ver comentários