Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Milhares de fiéis nas estradas a caminho de Fátima

Caminhos de Fátima enchem-se à medida que se aproxima o 13 de maio.
Carla Marques Cordeiro 7 de Maio de 2019 às 08:30
A carregar o vídeo ...
Caminhos de Fátima enchem-se à medida que se aproxima o 13 de maio.
Movidos pela fé, milhares de peregrinos já estão na estrada a caminho do Santuário de Fátima, para as celebrações do 13 de maio. Esta segunda-feira uma centena de fiéis partiu da cidade de Évora. São cerca de 200 quilómetros e vários dias a caminhar.

Manuela Barreto, peregrina há 20 anos, caminha desde Évora e explica o que a leva todos os anos a cumprir esta missão. "A minha primeira vez em peregrinação foi por uma promessa à Nossa Senhora; todos os anos tem sido a força da fé que me leva até lá", conta.

De ano para ano, os grupos têm aumentado. "As pessoas, cada vez mais, têm motivação para pôr o pé no chão e para se encontrarem com elas próprias, e se calhar é por aí que tentam vir de qualquer forma", conta Bernardino Melgão, diácono do grupo da Arquidiocese de Évora.

Estes peregrinos acreditam que os grupos são cada vez maiores devido à união que faz a realização destes sonhos. A fé é o incentivo que os leva a chegar ao destino final, no dia 11 de maio, sábado, e a atravessarem todas as dificuldades que encontram no caminho.

"A fé de mudança, de existir paz, verdade e justiça em tudo o que move a nossa vida, é isso que nos motiva", relata emocionada Ana Melão, residente em Beja e que acompanha há vários anos os peregrinos que se deslocam do Algarve.

De vara na mão,os peregrinos percorrem os campos alentejanos, para uns pela primeira vez e para outros o momento pelo qual aguardam todos os anos.

Grupo de Lamego chega no sábado
Unidos pela fé, os 26 elementos do grupo Nossa Senhora dos Remédios partiu de Lamego no domingo e ontem chegou a Viseu. "Preparei-me para a caminhada mas tenho já muitas dores nas ancas e nos pés", explicou Maria José Azevedo.

A peregrina faz o caminho da fé pela primeira vez. Cumpre promessa pelo filho. Neste grupo, que conta já 35 anos de existência, Eurico Andrade caminha há seis.

"A fé cativa-nos. Esperamos que a Nossa Senhora de Fátima nos ajude a chegar ao Santuário, a 11 de maio, nas melhores condições", concluiu.

Santuário lança novo Guia do Peregrino
O Santuário de Fátima anunciou que já está disponível o novo Guia do Peregrino, que reúne um conjunto de informações para uma melhor experiência de peregrinação à Cova da Iria.

O livro está disponível nas livrarias e no site do Santuário.

PORMENORES 
30 quilómetros por dia
Os peregrinos percorrem cerca de 30 quilómetros por dia, efetuando paragens em várias localidades para pernoitarem.

Utilizar colete refletor
A GNR tem a decorrer a Operação Peregrinação Segura 2019, e aconselha os peregrinos a andar em fila indiana e andar sempre com colete refletor.

50 podologistas apoiam
A Associação Portuguesa de Podologia vai ajudar os peregrinos com 50 podologistas voluntários, em vários locais: Águeda (hoje), Coimbra (amanhã), Pombal (9 e 10) e Fátima (11 e 12).
Ver comentários