Publicada após sete anos de trabalho por parte de 34 investigadores, a Bíblia - Quatro Evangelhos e Salmos, tem por maior alteração Deus ser tratado por Tu e não por Vós, naquela que é a oração mais importante para os católicos - o ‘Pai Nosso’.
O coordenador do projeto, o bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, explicou a mudança com a evolução geracional: "Há 50 anos, um filho tratar um pai por tu seria uma ofensa. Hoje, comummente, os filhos tratam o pai por ‘tu’, porque isso implica uma intimidade muito mais profunda; a exceção são os filhos que tratam os pais por senhor. Achamos que era importante evoluir".
A mudança não foi, contudo, unânime. O bispo explicou que "foi uma decisão tomada, por votação, na Conferência Episcopal". "Não foi de ânimo leve, porque havia opiniões diferentes, mas a maioria dos bispos disse: "Não. É tempo de passarmos a isso", acrescentou, à Agência Ecclesia.
As várias traduções do ‘Pai-Nosso’ têm diferenças. O Papa Francisco disse, numa entrevista à televisão da Conferência Episcopal italiana, que não gosta da tradução em italiano, na sexta-petição que diz:"e não nos introduzas na tentação".
O Papa explicou que quem nos introduz ou conduz à tentação é Satanás, e não Deus. E deu exemplo de outra formulação "não nos deixes cair em tentação". A bíblia agora publicada está aberta a contribuições dos leitores através do endereço: bíblia.cep@gmail.com. A versão final não será adotada no novo missal, que deverá ficar pronto mais cedo.
SAIBA MAISOração de CristoO ‘Pai Nosso’ é a única oração ensinada diretamente por Cristo aos discípulos. Por isso, tem enorme importância para os cristãos. Na Bíblia tem duas versões: uma no evangelho de Mateus e outra de Marcos.
20anos foi o tempo necessário para a Conferência Episcopal Francesa concluir a mais recente tradução. Processos semelhantes ocorreram na Alemanha, Espanha e Itália.
Língua AramaicaJesus falava em aramaico com os discípulos, mas os Evangelhos foram escritos em grego, língua que serviu de base às traduções, nomeadamente nas diferentes línguas da Europa.