Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Obras no porto de Portimão começam no próximo ano

Investimento atinge cerca de 17,5 milhões de euros.
José Carlos Eusébio 13 de Novembro de 2018 às 09:12
Porto de Portimão
Navios
Navio
Porto de Portimão
Navios
Navio
Porto de Portimão
Navios
Navio
As obras de dragagem do rio Arade, que visam permitir a entrada no porto comercial de Portimão de navios de cruzeiro de grande dimensão, vão começar no próximo ano, assegura o Governo.

O investimento atinge cerca de 17,5 milhões de euros.

O Ministério do Mar explica que "os únicos atrasos previstos dizem respeito à conclusão do Estudo de Impacte Ambiental, que se encontra atualmente em curso".

Em causa está a "identificação dos locais de depósito dos produtos das dragagens" e a "realização de atividades de arqueologia, maioritariamente compostas por trabalhos subaquáticos", revela o Governo numa resposta por escrito a questões colocadas pelo deputado Paulo Sá (PCP), a que o CM teve acesso.

Apesar destes condicionalismos, o Governo garante que estão reunidas as condições para que as obras tenham "início em 2019 e conclusão em 2020".

PORMENORES
Navios até 272 metros
Está previsto o alargamento do canal de acesso e da bacia de rotação, bem como uma intervenção para garantir duas frentes de cais para acostagem.

Após as dragagens, o porto poderá receber navios até 272 metros de comprimento - o limite atual é de 215 metros.

190 escalas por ano
Um estudo mandado elaborar pelo Governo indica que, em 2030, o número de escalas de navios possa atingir os 190 movimentos/ano em contraste com os cerca de 50 movimentos que se verificam presentemente.
Ver comentários