Barra Cofina

Homem finge ser menor para chantagear empresário

Sacou 12 500 euros ameaçando revelar conversas com um rapaz ‘inventado’.
Por Fátima Vilaça 7 de Maio de 2019 às 08:40
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
GNR
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
GNR
GNR
GNR
Militar da GNR junto ao carro patrulha
GNR
Ao longo de quase dois meses, um empresário de 54 anos, de Ponte de Lima, entregou perto de 12 500 euros a um outro homem, que o ameaçava com a revelação de conversas que manteve com aquele, fingindo ser um rapaz.

Esta segunda-feira, quando se preparava para receber mais quatro mil euros que tinha exigido à vítima, o extorsionário, de 42 anos, foi surpreendido pela GNR.

Ainda tentou escapar de carro, mas foi perseguido e, depois de um tiro de advertência, acabou detido.

A cena, digna de filme, aconteceu na vila de Ponte de Lima, pelas 10h00.

Ao que o CM apurou, tudo terá começado quando o suspeito se fez passar por um menor, iniciando conversas que, supostamente, seriam comprometedoras para o empresário.

Este passou, então, a ser chantageado pelo agora detido, que lhe garantia, depois, ser pai do mesmo rapaz que ‘inventou’.

Em fevereiro, o empresário terá aceitado fazer a primeira entrega de dinheiro - de pouco mais de 100 euros. Porém, as exigências não cessaram e com montantes cada vez mais elevados.

Ao perceber que os pedidos nunca terminariam, queixou-se à GNR no fim de semana, depois de o extorsionário lhe exigir mais 4 mil euros.

Ontem, no local combinado com a vítima e já numa operação montada para culminar na detenção do suspeito, este apercebeu-se da presença de militares e, já na posse do dinheiro, arrancou a grande velocidade.

Foi, de imediato, perseguido e apenas parou após um disparo de advertência realizado pelas autoridades, acabando por ser detido. 

Será ouvido, hoje, no Tribunal de Ponte de Lima.
Relacionadas
Notícias Recomendadas